Diretor da Irrigo, Alécio Maróstica, fará palestra sobre os aspectos socieconômicos e ambientais da irrigação no Brasil
As inscrições para o “III Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas” foram prorrogadas até o dia 22 de fevereiro. O evento, que acontece de 13 a 16 de março de 2018, é promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF).
O evento será na sede da Codevasf em Brasília, com transmissão por videoconferência para todas as Superintendências Regionais da empresa. O público-alvo são técnicos que estejam atuando na área de solo e água em desenvolvimento regional. Além de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, empresários, consultores ambientais, gestores, representantes de organismos nacionais, internacionais, governamentais e não governamentais. Os interessados devem se inscrever no link http://www2.codevasf.gov.br/programas_acoes/seminario-solo-e-agua e enviar os pôsteres para o e-mail: sabh@codevasf.gov.br assim como acompanhar o calendário.
O seminário terá palestras, minicursos e debates nas seguintes temáticas: “Preservação, Conservação de Bacias Hidrográficas”; “Gestão do Uso Consultivo da Água, Reuso e Educação Ambiental e Bacias Hidrográficas”; e “Geoprocessamento e Sensoriamento remoto em Bacias Hidrográficas”.
Alguns palestrantes já confirmaram presença no evento, como Demetrios Christofidis, do Ministério do Meio Ambiente – Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ); Lineu Rodrigues e Eder Martins, da Embrapa/ Cerrados; Keila Jeronimo Jimenez, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Alécio Maróstica, diretor executivo da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás; e professora Maria do Carmo Sobral, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Projeto INNOVATE – Brasil-Alemanha-UFPE-UTB-Berlim.
No evento, serão abordadas a situação atual e mundial da irrigação e a sua relevância, como geradora de emprego e renda práticas de economia de água na irrigação, energia e insumos. Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf, Paulo Cerqueira, “o foco é socializar metodologias e tecnologias sustentáveis sobre os recursos naturais solo e água no contexto do desenvolvimento em bacias hidrográficas, discutira situação atual e futura mundial e no país da irrigação, discutir a importância da irrigação como geradora de emprego e renda, reuso da água e práticas de economia de água na irrigação, energia e insumos.”
O seminário conta com apoio do SINPAF, Embrapa Semi-Árido, Embrapa Cerrados, Instituto Interamericano de Ciências Agrárias (IICA), Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) , Sindicato dos Produtores Rurais de Cristalina, Netafim e UFPE.
PAINÉIS
Painel 1 – Preservação, Conservação de Bacias hidrográficas.
Painel 2 – Gestão do Uso Consuntivo da Água,Reuso e Educação Ambiental em Bacias Hidrográficas.
Painel 3 – Economia de Água e Energia na Irrigação, Manejo da Matéria Orgânica e Tratamento de Água para Consumo Humano através de Polímeros naturais.
Painel 4 – Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto em Bacias Hidrográficas