Institucional
A Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo) foi fundada em 2011 com foco na representatividade da agricultura irrigada com ações políticas – comitês de bacias hidrográficas, junto aos órgãos do governo, empresas e seguimentos organizados do setor privado – e técnicas, através da organização dos agricultores irrigantes.
Visão
A representatividade da Irrigo leva seus diretores a convicção de que, somente com a organização comunitária será possível estabelecer condições para a gestão integrada de bacias hidrográficas. Nossa visão parte do princípio que a bacia é uma estrutura hídrica viva, e que cabe a nós, irrigantes, mantê-la em condições saudáveis e dar vitalidade aos ecossistemas locais produzindo alimentos.
Missão
Entendemos que os irrigantes têm a missão de produzir bens públicos e privados. Contribuindo para a proteção da biodiversidade; o sequestro de carbono, a perenização de nascentes, a readequação hídrica da propriedade agrícola com obras hidroambientais para: aumentar a infiltração e captação das águas de chuva, conduzir e dissipar as águas de escorrimento superficial, promover a manutenção da cobertura vegetal do solo nas áreas de produção e nas áreas legislativas (APP e Reserva legal). Como também garantindo produção de alimentos saudáveis, fibras e biomassa para fins energéticos e industriais. Neste contexto a diretoria da Irrigo tem como lema: “Irrigação produzindo bem-estar comunitário”.
Nossa missão é construir uma grande plataforma comunitária. Com base operacional em comitês de gestão, organizados de acordo com suas respectivas micro ou sub-bacias. A organização comunitária vai permitir a execução de um diagnóstico agroambiental da bacia, que tem como objetivo de organizar as demandas locais e instrumentar cada um dos irrigantes para executar as obras hidroambientais necessárias, cumprindo assim seu papel na gestão integrada. Através da sua representatividade técnica, ajudará os agricultores irrigantes a construir o Projeto Individual de Propriedade (PIP), que permitirá organizar as ações e planejar a ocupação e uso das terras de forma a revitalizar e melhorar as condições hidroambientais locais.
A micro ou sub-bacia deve ser entendida como a referência para a produção de bem estar. A missão dos irrigantes é reconhecer o seu papel como protagonista de uma agricultura moderna, onde o respeito por todas as formas de vida se faz presente no cotidiano de suas ações. Para a diretoria o desempenho ambiental das atividades agrícolas está acima de uma eficiência econômica relativa, ou seja, de nada vale produzir alimento se isto causar degradação ambiental.
Valores
Adotamos a filosofia de gestão por projetos. Essa é uma forma moderna de organizar e viabilizar ações efetivas e caracterizar o perfil de seus irrigantes. A diretoria pretende realçar o papel da irrigação como mola propulsora do desenvolvimento agrícola harmonioso com as necessidades de proteção e bom uso dos recursos naturais.
O organograma abaixo ilustra sinteticamente o plano de trabalho proposto pela diretoria: