O Instituto Federal Goiano – Campus Ceres realiza, em 25 de maio, o Dia de Campo – Cultivo de Café Arábica no Vale de São Patrício, na Rodovia GO-154, Km 03, Ceres-GO. O evento tem como objetivo apresentar resultados de pesquisas e cultivares de café arábica adaptadas ao estado de Goiás, com resistência a pragas e doenças, e adequadas ao sistema de cultivo irrigado para promover o resgate e aumento da competitividade da cafeicultura goiana.
O Dia de Campo faz parte do projeto Avaliação de Cultivares e Progênies de Café Arábica, sob Condições Irrigadas, no Estado de Goiás’, o qual é realizado pelo Instituto Federal Goiano – IF Goiano em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER-GO, Embrapa Café e Embrapa Cerrados. O projeto visa promover ações de transferência e inovação de tecnologias para a cafeicultura no estado de Goiás.
A abertura oficial do evento será realizada às 8h40 pelo professor Cleiton Mateus Sousa e o engenheiro agrônomo Welington Pereira. O Dia de Campo é destinado a estudantes, cafeicultores, técnicos de cooperativas, associações e demais interessados pelo setor. Haverá apresentação de experimentos e resultados de pesquisas científicas e tecnológicas que podem ser utilizados pelos cafeicultores para contribuir com a retomada e o desenvolvimento da cafeicultura em Goiás.
Para a presidente da comissão organizadora do evento, Ana Paula Oliveira, o objetivo do Dia de Campo é sensibilizar a comunidade do Vale de São Patrício sobre a importância e o potencial econômico e social da cafeicultura regional. “Esperamos que agricultores, estudantes, professores e demais interessados conheçam a área experimental, participem das palestras com especialistas da área e troquem experiências com o grupo”, disse.
A Programação Oficial do Dia de Campo contempla palestras que serão apresentadas em três estações no período de 9h às 11h:
Estação 1: Adaptabilidade de cultivares de café arábica resistentes à ferrugem nas condições do Cerrado do Vale de São Patrício. Palestrantes: Antônio Alves Pereira – pesquisador da EPAMIG e Antônio Carlos Baião de Oliveira – pesquisador da Embrapa Café.
Estação 2: Manejo do Solo e Práticas Culturais na Cafeicultura. Palestrantes: Roriz Luciano Machado e Wilian Henrique Diniz Buso – professores do IF Goiano – Campus Ceres.
Estação 3: Manejo de água na Cafeicultura Irrigada. Palestrantes: Walter Quadros Ribeiro Junior e Omar Cruz Rocha – pesquisadores da Embrapa Cerrados.
Como participar?
A participação é gratuita e os interessados deverão fazer o credenciamento a partir das 7h30 do dia 25-5 no local do evento, que será realizado no IF Goiano – Campus Ceres, na Rodovia GO-154, Km 03, Ceres-GO. Para obter mais informações sobre o Dia de Campo Cultivo de Café Arábica no Vale de São Patrício entre em contato com o IF Goiano pelo telefone (62) 3307-7100 e/ou acesse o site www.ifgoiano.edu.br/ceres.
Cafeicultura em Goiás
De acordo com o segundo Levantamento de Safra de Café da Conab – maio de 2017 -, disponível no Observatório do Café, a previsão da safra de café deste ano em Goiás é de 188 mil sacas, uma redução de 17,11% em relação à produção da safra de 2016 (227 mil sacas) em decorrência principalmente da bienalidade negativa verificada nas lavouras de café arábica do Estado. A despeito de o volume de produção ser pequeno em comparação com a safra brasileira (0,48%), que é estimada em 45,56 milhões de sacas pela Conab, a produtividade média da cafeicultura de Goiás é a maior do Brasil, tendo atingido 37,12 sacas por hectare na média das safras de 2016 e 2017. Essa produtividade foi expressivamente superior a nacional, que foi de 25,34 sacas por hectare nesse período, principalmente devido ao emprego da irrigação.
Com informações da Assessoria de Comunicação do IFG.