O diretor da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Alécio Maróstica, participou nessa terça-feira, 11, de audiência pública sobre a situação das Veredas no Cerrado Brasileiro, e foi surpreendido pelo destaque dado aos irrigantes de Cristalina. Durante sua fala, o prefeito da cidade de Urucaia (MG), Rutilio Eugenio Cavalcanti Filho, enalteceu os avanços da agricultura no município com investimentos em tecnologia: criação de barragens, ampliação da área irrigada e elevação da produtividade.
Assista o vídeo
Maróstica agradeceu a referência dada aos produtores cristalinenses e lembrou da importância de se garantir investimentos em tecnologia e inovação. “Se Cristalina hoje é modelo para outros municípios agrícolas é porque não pararam no tempo. É preciso buscar aprimoramento constante para continuar produzindo mais e melhor”. Alécio destacou também a necessidade da organização dos irrigantes para conduzir o processo de gestão compartilhada da água.
O evento aconteceu na Câmara dos Deputados em Brasília e reuniu convidados para debater o tema com os integrantes do colegiado:
- Maurício Fernandes – coordenador da Área Técnica de Manejo de Bacias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG);
- George Fernando Lucílio de Brito – chefe de gabinete da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba no Estado de Minas Gerais (Codevasf/MG);
- Rutílio Eugênio Cavalcanti – prefeito do Município de Urucúia (MG);
- Luiz Ribeiro – jornalista do Jornal Estado de Minas; e
- Maria das Dores Magalhães Veloso – a pesquisadora do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Vídeo extraído do site: http://www2.camara.leg.br