As culturas beneficiadas são aquelas que, em março, tiveram preço de mercado abaixo do mínimo em algumas regiões do país: amêndoa de babaçu (PA, TO, CE, MA e PI), batata (DF, PR e SC), amêndoa de cacau (AM e RO), cará/inhame (AM), cebola (RS e SC), leite (PA), manga (SP), trigo (GO, MS, SP, PR, RS e SC) e triticale (PR e SC). Os agricultores destas culturas receberão o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) em abril.
O bônus garante abatimento em parcelas de financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Pronaf) no período de 10 de abril a 9 de maio.
Mensalmente, a Conab faz um levantamento da cotação dos produtos da agricultura familiar que integram a PGPAF. Aquelas culturas que tiveram preço de mercado abaixo do mínimo estabelecido pelo governo federal recebem o bônus para abatimento em parcelas do crédito rural.
Clique aqui para acessar a Portaria nº 241, publicada no Diário Oficial da União (DOU), com a lista completa dos produtos com direito a bônus este mês.
Fonte: Conab