Em parceria com Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Secretaria da Fazenda de Goiás iniciou nessa terça-feira, 27, a edição deste ano da operação “Grãos”, com foco no feijão, em todo Estado. O objetivo é coibir a sonegação fiscal na safra do feijão. A primeira fase da operação se inicia com as visitas nas áreas plantadas e continuará até setembro com novas abordagens.
Durante os próximos sete dias, a previsão é visitar cerca de 100 produtores rurais que estão iniciando a colheita de feijão irrigado. As ações envolverão nove delegacias regionais de fiscalização em parceria com agentes da Agrodefesa. “Verificaremos os documentos referentes à compra de insumos e checagem de área para posterior verificação da documentação fiscal referente à produção obtida”, explicou o coordenador de Trânsito e Fronteira da Sefaz, Luciano Pessoa.
Essa é a segunda vez que a Sefaz realiza a operação “Grãos” junto com a Agrodefesa. De acordo com o coordenador do Agronegócio da Sefaz, Geraldo Saad, o trabalho começou há algumas semanas com o levantamento das áreas cultivadas a partir dos dados de geoprocessamento, a confirmação com produtores que comercializam os produtos e a utilização de cruzamento de dados com o cadastro da Agrodefesa. Saad diz que o objetivo é estender a ação para fiscalizar a produção de outros tipos de grãos e, assim, melhorar a emissão de documentação fiscal e o recolhimento de tributos.
Com informações da Comunicação Setorial – Sefaz